terça-feira, 17 de junho de 2008

PURA REALIDADE NA IMPRENSA PARTE II


O Diário ,17 de junho de 2008



Vivianne Chagas
Alunos do quarto período do curso de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic/Uniflu) apresentam hoje, hoje a partir das 19h no auditório da Faculdade de Odontologia de Campos, o documentário Pura Realidade.

A turma de 22 alunos, por iniciativa própria, colocou em prática um projeto inovador, onde todos participaram desde a idéia até a edição das filmagens, feitas no 5°Grupamento de Bombeiro Militar (5° GBM) de Campos dos Goytacazes.A meta dos universitários, além de aperfeiçoar o aprendizado na faculdade, é mostrar a todos o dia-a-dia destes heróis anônimos, que a todo instante colocam suas vidas em risco em prol daqueles que passam por momentos difíceis, seja em acidentes graves ou de menores proporções.

O grupo foi dividido em emoções distintas: Memória, onde toda a história do prédio e dos oficiais foi contada; Corpo, que mostra a preparação física e como lidar com o outro em um caso de acidente; Paixão, com relatos dos militares sobre a emoção de ser bombeiro; Habitat, com o dia-a-dia do oficial, sua casa e sua vida; Adrenalina, tudo o que ocorre na hora que um acidente acontece, a correria, a ação. E por último, mas não menos importante, Mente, o que se passa na cabeça destas pessoas, seus sentimentos e emoções.Os responsáveis pelas imagens ficaram infiltrados durante um mês e meio, no prédio dos Bombeiros de Campos, situado há 65 anos na antiga residência do Barão de Muriaé, local onde já estiveram hospedados personalidades historicamente importantes para o país, como o Imperador Dom Pedro II e a princesa Izabel. Durante este período os alunos viveram a rotina do Batalhão, dormiram nos alojamentos, comiam junto com os oficiais e acompanhavam os resgates.

Um dos alunos Wendel Ruis, explica como surgiu a idéia. “Após algumas reuniões e análises de diversos documentários, pensamos em conjunto na necessidade de um projeto que mostrasse a realidade e que trouxesse de alguma forma contribuição e reflexão para a sociedade. Rapidamente o tema Bombeiros se mostrou presente e cada vez mais trabalhado em nossas mentes, foi quando resolvemos trabalhar no projeto ‘Pura Realidade’”, explicou Ruis.

A estudante Carol Côrtes, lembra que o foco inicial da turma mudou após o contato direto com a corporação. “Nós queríamos desmistificar essa imagem de super-herói que eles têm, mas ao batermos de frente com uma entidade que passa por inúmeras dificuldades e com pessoas que ganham pouco e fazem muito, percebemos que os créditos depositados pelo povo nestes heróis urbanos, não foram à toa”.

De acordo com Nayara Firmino o apoio dos bombeiros foi fundamental. “Ao entrar em contato com o 5° GBM, recebemos todo o apoio do Tenente Coronel Cunha Filho, que abriu as portas pra nossa equipe. No começo nós passamos por uma fase de adaptação, onde acompanhávamos os resgates, mas ainda sem filmar, só depois que essa aproximação foi feita é que nós começamos a agir mesmo”.Todo o trabalho da turma pode ser conferido hoje no documentário Pura Realidade, que será apresentado, pela primeira vez, pelos alunos para a sociedade.


Nenhum comentário: