terça-feira, 17 de junho de 2008

Eis que chega ao mundo... PURA REALIDADE.


Depois de um semestre inteiro, muitas reuniões. Muitos debates - eram 22 pessoas pensando 22 vezes diferente. Eis que nosso 'filho' nasceu. E como nasceu dando orgulho pra gente. Foi um trabalho árduo, mas que nos fez no fim da estréia, subir no palco, olhar pro público e pensar "valeu a pena". Eu só tenho a dizer que eu me orgulho em demasia de fazer parte dessa turma. Que mesmo com diferenças gigantescas de pensamentos, ainda consegue um produto final tão bom quanto o que vimos hoje.


Parabéns 4° período, essa vitória é de cada um de nós.
Por, Carol Côrtes

15 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal, se as fotos que estão postadas aqui embaixo são a pura realidade, porque mostraram um documentário tão ruim de imagens?
O tema é fenomenal. Mas infelizmente a escolha das imagens foi um fiasco.
Eu jamais começaria esse vídeo com o Leonardo Terra, o Juarez Motta e a psicóloga. Começaria pelo saída do carro e o pronto-atendimento na rua. Isso sim é que é começo.
As palavras de Leonardo e Juarez, poderiam vir em outro plano - secundário, em outro ponto do documentário.
Os únicos pontos fortes desse documentário é a palavra do Capitão Muniz, sobre educação e responsabilidade, e as palavras daquela mãe no Ferreira Machado. Além claro do depoimento de alguns Bombeiros Militares, quando estiveram frente a frente com o perigo.
Quanto aquelas cenas em que um bombeiro grita para a câmera "Vocês vão ter que me engolir!", sinceramente foi ridículo. E ainda pouparia aquele outro bombeiro que foi sacaneado pelos colegas.
Uma coisa é liberdade de imprensa. Outra é respeitar a hierarquia, ter ética, disciplina e mais que tudo respeito pela profissão dos outros. Ao colocar a imagem citada no parágrafo anterior, vocês denegriram a imagem do Bombeiro Militar. Será que vocês não perceberam isso?
Estou decepcionado até mesmo com o câmera-man, que ao dizer que gravou 30 horas de imagens, não colocou o que poderia ser exatamente a "Pura Realidade".
Mostrar os acidentes e o porquê as pessoas se colocam em perigo constante.
Receber elogios, eu sei que todo mundo gosta. Mas espero que as minhas críticas sirvam de norte para que vocês daqui a dois anos, possam avaliar o que fizeram de errado, olhar os outros documentários e projetos experimentais de ex-alunos, para então produzir um bom documentário. Aconselho também a ver um pouco mais de filmes, e principalmente aquela conversa com os diretores dos estúdios de Hollywood que passa no TNT, dali certamente vocês conseguirão tirar boas dicas de como fazer um documentário.
Não se entristeçam, porque eu também cometi erros no início. Mas com o tempo, tive discernimento para ser um crítico feroz daquilo que desejava, e posso confessar e bater no peito e dizer que o meu documentário de conclusão de curso foi o melhor que fiz, podem perguntar ao Mestre Orávio.
Saudações e boa sorte!

Wendel Ruis disse...

Só faltou a sua identificação, um crtico feroz se identifica sem problemas não é verdade?
abraços e boa sorte!
Wendel Ruis

Exorcizando a alma gorda! disse...

Uma pessoa que tem tanto pra dizer sobre documentários, deveria se identificar ká que é tão bom nisso!
Meus pessames suas palvras foram lindas, mas só fato de não se identificar pra mim não quer dizer nada!

sofi

Anônimo disse...

Q BAIXARIA!!!!

LIBERDADE DE EXPRESSAO SIM !!!!

FALTA DE SENSO E BABOZEIRAS NAO!!!

POR FAVOR , JA QUE VC EH TAO BOM , TAO INTELIGENTE , TAO CAPAZ , DEVERIA HONRRAR A NOSSA PROFISSAO, SENDO FORMADO NUNCA DEVERIA OPINAR E SE ISENTAR AO MESMO TEMPO!!!
PELA SUA FALTA DE IDENTIFICAÇÃO , O MEU NAO RECONHECIMENTO.

.. ESTAMOS ABERTOS A CRITICAS SIM , MAS ANONIMAS VIRAM PALAVRAS AO VENTO.

... E MESMO ASSIM , VC NOS AJUDOU , COMO VC DISSE O SEU TRABALHO DE TECNICO EXPERIMENTAL SÓ OCORREU NO ULTIMO PERIODO , IMAGINA A GENTE , APENAS NO 4° E MOBILIZANDO TODA UMA SOCIEDADE E SEUS SEGMENTOS E ENTRANDA NA HISTORIA DA FAFIC , NUNCA HOUVE , SEGUNDO FUNCIONARIOS DA INSTITUIÇÃO , ALGO TAO EMPOLGANTE E QUE DESPERTASSE TANTO O INTERESSE DE ALUNOS , PROFESSORES E DIREÇÃO!!!

SUAS PALAVRAS VEM COMO INVEJA!!!

BOA SORTE, O COMUM JA NAO NOS INTERESSA MAIS!!!!

Anônimo disse...

Penso que todas as críticas são bem-vindas, mas sinceramente - como profissional que sou - entendo também que para surtir qualquer efeito aos futuros profissionais de comunicação seria mais produtivo que as pessoas dessem suas opiniões devidamente identificadas. Não basta criticar e dizer que fez o melhor documentário da sua vida. Isso é pouco pra estimular a visão críticas de qualquer pessoa. Principalmente em se tratando de estudantes. Um abraço, galera!

Anônimo disse...

Querido anônimo...
adorei seu comentário, pena não termos te encontrado antes
assim quem sabe, não teriamos feito
um documentário a altura de suas criticas e também um trabalho de nossas vidas apesar de estarmos no 4º Período e pelo que consta em seu comentário você só conseguiu isso no projeto experimental portanto temos mais algum tempo para isso.
bem como isso não foi possível, fica do jeito que está.
afinal, pretensão minha querer agradar a gregos e troianos.
mas pena que como não está nominado, o seu comentário, também me reservo o direito relevar mais ainda seus comentários
Abraços

Anônimo disse...

"Começaria pelo saída do carro e o pronto-atendimento na rua. Isso sim é que é começo."

Isso só não é mais clichê, que criticar sem assinar.
Abraços, Carol.

Anônimo disse...

Ahh sim, quase me esquecendo....

"Quanto aquelas cenas em que um bombeiro grita para a câmera "Vocês vão ter que me engolir!", sinceramente foi ridículo. E ainda pouparia aquele outro bombeiro que foi sacaneado pelos colegas."

A sua pessoa, como um crítico tão voraz deveria ter se atentado ao fato, de nesses dois casos se tratarem do mesmo bombeiro!

Anônimo disse...

Se o seu documentario foi o melhor por que vc não se identificou pois o nosso foi feito por uma turma de 4ºperiodo.
Alem disso a critica é valida pois dai que agente ve que nos estamos no caminho certo pois a intenssão da turma era de mostrar a pura-realidade e mostrar que bombeiro também tem sentimentos que brinca a onde nos resapeitamos e soubemos ser bastante éticos e respeitando todos os profissionais bombeiros mostrando a sua realidade. E que um critico de verdade assina a suas criticas... Um grande abraço para todos criticos de verdade e não aquele que não se identifica.

Anônimo disse...

Não vou falar que você deveria ter se identificar pois, todo mundo já falou isso e repetição é chato,então vamos ao que interessa... Muito obrigada pela critica isso mostra que nosso objetivo foi atingido a sociedade assistiu e refletiu sobre o assunto.
Primeiro o documentário trata do tema: Bombeiros “Pura Realidade” partindo desse pré suposto o começo foi muito adequado, como falar de uma instituição sem que o publico saiba como e quando ela surgiu ou seja sua historia.Dai se explica o excelente começo.
Segundo nosso documentário teve como pauta: Memória, Corpo, Mente,Habitat, Paixão e Adrenalina e não “pronto-atendimento na rua” até porque todos já estão saturados e esse tipo de vídeo, quem quiser ver e só acessar youtube.
Concordo que as palavras do Capitão Muniz e a daquela mãe foram pontos fortes como todos outros depoimentos. Aquela psicóloga serviu como fio condutor da história, ela mostrou como um bombeiro se sente qual o tipo de vida que ele leva, levando em conta as emoções que vivem.
Em relação às 30 horas de imagens que temos, não se entristeça com o câmera pois, aqueles 32 minutos que você esteve ali vai levar lições de vida pro resto de sua vida então agradeça a ele,porque sem ele não teria documentário tão pouco tão grande aprendizado, pena que o tempo era pouco poderíamos ter feito um longa metragem e tenho certeza que ninguém se quer levantaria do lugar.
Agora quanto à cena que o bombeiro grita em tom de brincadeira foi para mostrar que além de “bombeiro” eles também são seres humanos de carne e osso que riam que brincam, que choram, que dependem de salário pra viver, e felizes ou não estão ali salvando vidas como heróis de verdade esse era o objetivo desse documentário, mostrar a Pura Realidade deles e conseguimos.
A questão de mostrar acidentes e o porquê as pessoas os causam nos fizemos também mais infelizmente você não se aprofundou em nosso trabalho antes de criticá-lo, mas pra tirar sua duvida vou postar um vídeo especialmente pra você.
Aqui esta sua explicação aos erros que você achou que cometemos, pois esse trabalho foi de uma turma que trabalhou em conjunto e se orgulha muito do trabalho que fez.
Obrigada mesmo pela critica, mais eu que sou leiga quanto ao assunto, como uma grande jornalista que espero ser gostaria muito de ver seu documentário para poder afirmar se foi o melhor documentário que já vi como você afirma ser o que já fez.

Seguindo o conselho do mestre Cap.Muniz ”Humildade acima de tudo porque se não você nunca será...”

Alessandra Santos

Anônimo disse...

cara, eu nunca achei que fosse falar isso...
mas EU FAÇO DAS PALARAS DE ALESSANDRA, AS MINHAS!

Anônimo disse...

Aproveitando o enredo...
"documentário de conclusão de curso foi o melhor que fiz, podem perguntar ao Mestre Orávio."

Se foi você que fez, sem dúvidas, PRA VOCÊ é o melhor...

E, precisa perguntar a alguém pra saber do seu documentário??? O PURA REALIDADE virou assunto!!

Só uma observação: Segundo mestres da instituição, NUNCA foi apresentado um documentário a altura do PURA REALIDADE, alias,nunca foi apresentado um DOCUMENTÁRIO!!! O 4ºPeríodo quis fazer diferente!!!!

- Se alguém quiser ou puder, ensinem ao ANôNIMO aí como faz!!!

Anônimo disse...

Bem, quem sou eu para opinar ou mesmo discursar tecnicamente acerca do documentário Pura Realidade. Eu, apenas um iniciante no estudo do Direito que, de nada entende sobre o backstage da produção de um documentário.
Acabo de ler a crítica de nosso querido “anônimo” e, sinceramente caros colegas, mesmo discordando completamente de tal comentário, espero verdadeiramente que o acatem, pois, quem sabe o nosso “anônimo” é um grande produtor/diretor de cinema e, mesmo não o sendo, é importante manter-se com os pés no chão. Hegel (1770-1831), filósofo alemão, nos mostra através de sua teoria, que estamos em constante movimento, através das teses, antíteses e sínteses, por sua vez tornando-se novas teses, conforme me ensinou o grande Mestre Fernando da Silveira, dotado de tamanha erudição e, que dispensa quaisquer elogios. Assim, vejo que devem acolher a crítica e buscar nela uma boa conclusão, algo construtivo em vossas carreiras.
Quero aqui lembrar também caros colegas, que talvez, nosso “anônimo” não tenha conhecimento das dificuldades que os Senhores passaram, em meio à falta de recursos para terminação de tal feito. Gostaria também de salientar, que nos dias de glória sempre aparecem aqueles que talvez devessem nos ter ajudado, e se assim procedessem, teria sido muito proveitoso. Vocês se saíram bem, souberam manter a classe diante daquela situação.
Quanto à ética, não vejo vocês adversos a ela, pois vi na cena descrita pelo “anônimo”, um momento de descontração dos militares daquela corporação, tal como um militar tocando violão e cantando. Acho que todos nós precisamos de momentos como esses, serviu para mostrar que os militares também são seres humanos e, que há sentimento em meio à “frieza” que devem ter ao salvar vidas.
Aconselho a vocês tal como nosso anônimo, que vejam sim os comentários de filmes feitos pelos diretores dos mais famosos estúdios de Hollywood que passam na TNT, no entanto, não o assistam como meros telespectadores, mas sim como críticos, pois existem muitos interesses por detrás destas produções milionárias, repito, milionárias produções.
O nome Pura Realidade, talvez remeta em alguns, aquele pensamento de sangue, dor e tristeza. Vejo na produção, um documentário bem ordenado, eu sei, mesmo de fora eu vi um pouco de desorganização no trabalho de vocês, mas confesso que senti inveja da profissão quando vi o produto final, não só eu, tenham a certeza disso.
Para finalizar, eu gostaria de voltar ao assunto da ética profissional, pois acho de suma importância, penso que vocês, transmissores de informação devem de fato tê-la, devem procurar ao máximo transmitir a informação de modo verdadeiro, digo o mais original possível, integral e imparcialmente, assim transmitindo-a, quem deve sintetizá-la é o ouvinte, ou como quer que o chamem. Vi isso no documentário de vocês, e isso me comoveu, não foi como mais um enlatado, eu vi algo verdadeiro, sincero, e pelas palavras do Tenente Coronel BM Cunha Filho ao final da apresentação, creio que ele teve a mesma sensação. E por isso alunos do 4º Período de Comunicação Social da FAFIC, eu gostaria de parabenizá-los mais uma vez pelo maravilhoso trabalho que fizeram.

Exorcizando a alma gorda! disse...

Só pra lembrar uma coisa!
Nosso amigo anônimo tentou dizer sobre o começo do documentário, no qual o leonardo Vasconcellos dá um depoimento e não Leonardo Terra.

ps: Só para constar!

sofi knust

Anônimo disse...

vendo um doberbam, 350 reais
ah , vcs arrasaram sou fan de vcs
bjokas